A temporada de comemorações do Orgulho Gay já começou! No mundo todo, as pessoas estão celebrando a cultura e o orgulho lésbico, gay, bi e transgênero (LGBTQ) com paradas, marchas, festivais de música e outros eventos. Mergulhe nas festas e celebre tudo de pertinho!

Amsterdã, Holanda

A Parada do Orgulho Gay de Amsterdã começa no dia 29 de julho e vai até o dia 6 de agosto. A comunidade LGBTQ holandesa celebra seu orgulho com vários eventos como festas nas ruas, shows e as Olímpiadas de Drag Queens. Os locais mais frequentados são as ruas Reguliersdwarsstraat e Zeedijk e a praça Rembrandtplein. O ponto alto do Orgulho Gay de Amsterdã é a parada, que não acontece nas ruas, mas nos canais famosos no mundo todo. Durante a Parada do Canal, 80 barcos com decoração fabulosa navegam pelos canais no coração de Amsterdã. Você pode festejar com eles nas margens dos canais, mas chegue cedo para garantir seu lugar

Montréal, Canadá

Geralmente a Parada Gay anual de Montréal, também conhecida como Fierté Montréal, dura somente sete dias, mas esse ano a Parada irá organizar a primeira edição da Parada Gay do Canadá também, um evento que durará dez dias, incluindo dois finais de semana cheios de festividades. As comemorações terão início no dia 11 de agosto e contarão com festas, atividades esportivas e uma grande conferência. A parada acontece no último dia do orgulho, em 20 de agosto, começa na esquina da Drummond Street e termina na Parc des Faubourgs, onde a festa continua com a MEGA T-DANCE até a cerimônia de fechamento.

Londres, Reino Unido

A Parada do Orgulho Gay de Londres deste ano aconteceu entre os dias 24 de junho e 9 de julho e teve como abertura a inauguração da nova exposição “Queer British Art” no Tate Britain. A mostra está em cartaz até 1 de outubro e isso foi só um dos 60 eventos que tomaram conta da capital britânica, como o Pride Picnic no Victoria Park, uma caça ao tesouro especial com a City Dash Game e uma visita a Saucy Soho Tours, com um passeio histórico guiado repleto de bom humor.

Berlim, Alemanha

A Parada Gay de Berlim também é conhecida como Christopher Street Day (CSD), para celebrar a Revolta de Stonewall na Christopher Street, em Nova York. O primeiro CSD de Berlim aconteceu em 30 de junho de 1979 e cresceu muito desde então. Mais de meio milhão de pessoas se juntam para celebrar e protestar em uma parada cheia de cores, música e trios elétricos. O CSD deste ano foi realizado no dia 22 de julho, e uma semana antes turistas e moradores aproveitaram o “Stadtfest”, nos dias 15 e 16 de julho, em Schöneberg. É um festival gay-lésbico anual, realizado na Nollendorfplatz, que está se tornando cada vez mais famoso.

Sydney, Austrália

A Parada do Orgulho Gay de Sydney é chamada de Gay and Lesbian Mardi Gras e acontece em fevereiro/março, no final do verão na Austrália. Ela inclui um festival de cinema, o concurso de drag queens Bondi Beach Drag Races, discussões acadêmicas e todo tipo de festa. Claro, também tem a parada, que está programada para o dia 3 de março. Ela acontece à noite, começa no Hyde Park e termina no Moore Park. Não só os participantes, mas também os espectadores se vestem com roupas maravilhosas, então trate de arrasar!